Casos de metanol e inflação derrubam vendas em bares e restaurantes em setembro, aponta pesquisa
- Ananda Moura
- há 1 dia
- 1 min de leitura
20/10/2025
As vendas em bares e restaurantes registraram uma queda de 4,9% em setembro, segundo levantamento encomendado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O recuo reflete o impacto conjunto da inflação, do endividamento das famílias e da redução no consumo de bebidas alcoólicas após os recentes casos de intoxicação por metanol no país.

De acordo com a Abrasel, a repercussão das mortes e internações causadas por bebidas adulteradas teve efeito direto sobre a confiança dos consumidores e resultou em retração nas vendas. O presidente da associação, Paulo Solmucci, destacou que o momento é de cautela no setor.
O levantamento, feito em parceria com a Stone, mostra que o setor acumula queda anual de 3,9% nas vendas. Segundo o economista Guilherme Freitas, o baixo desemprego ainda não se reflete em maior consumo, já que o endividamento das famílias continua limitando o poder de compra.
Casos de intoxicação continuam em altaO Ministério da Saúde informou que o Brasil contabiliza 133 notificações de intoxicação por metanol desde o início do surto. Desse total, 46 casos foram confirmados — com destaque para São Paulo (38), Paraná (4), Pernambuco (3) e Rio Grande do Sul (1). Outras 87 ocorrências seguem em investigação, e 10 mortes foram confirmadas, sendo oito em São Paulo e duas em Pernambuco.
De acordo com reportagem da Jovem Pan, os números preocupam o setor de alimentação e entretenimento, que vê a crise de confiança no consumo de bebidas alcoólicas como um dos principais fatores para a queda de quase 5% nas vendas em setembro. Especialistas avaliam que a retomada só deve ocorrer com o controle definitivo dos casos de contaminação e o reforço na fiscalização de produtos irregulares.
Comentários