top of page
  • Ananda Moura

Brasília tem a maior inflação acumulada do país

Inflação acumulada no período de um ano ficou acima da nacional


Inflação de Brasília é a maior do país considerando os últimos 12 meses
Imagem ilustrativa

Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Brasília registrou a maior inflação acumulada entre 16 cidades. A capital apresentou uma variação de 5,87% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período de 12 meses até outubro, considerando a inflação oficial do país.


A inflação em Brasília superou a média nacional, que foi de 4,82%. Este indicador está fora da meta estabelecida pelo Banco Central, que é de 3,25%, com uma margem de tolerância entre 1,75% e 4,75%.


Ao considerar apenas o mês de outubro de 2023, a variação do IPCA em Brasília foi de 0,62%, a segunda mais alta do país, ficando atrás apenas de Goiânia (GO), que registrou um aumento de 0,80%. A inflação nacional para o mesmo período foi de 0,24%, ligeiramente inferior ao resultado de setembro, que foi de 0,26%.


A inflação de outubro foi especialmente influenciada pelo aumento nos preços das passagens aéreas, que subiram 23,70%. Por outro lado, observou-se uma redução nos valores da gasolina (-1,53%), do gás veicular (-1,23%) e do etanol (-0,96%).

Kommentare


bottom of page