Aneel alerta para risco elevado no sistema elétrico nacional
- Ananda Moura

- 17 de out.
- 1 min de leitura
17/10/2025 O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, voltou a fazer um alerta sobre a situação crítica do sistema elétrico brasileiro, destacando que o aumento da geração solar pode elevar a chamada rampa de carga das hidrelétricas — diferença entre consumo e geração — de 40 gigawatts (GW) para 53 GW até 2028, um crescimento de 33%.

Segundo informações do Estadão Conteúdo, Feitosa explicou que o problema ocorre porque, no fim da tarde, a geração solar cai enquanto o consumo de energia aumenta, especialmente com o acendimento das luzes e maior uso de equipamentos domésticos. Esse momento de transição torna o sistema altamente vulnerável a falhas.
O diretor classificou o cenário como “extremamente perigoso”, observando que qualquer incidente — como a falha de um equipamento ou erro de coordenação — pode provocar um colapso no fornecimento. Para ilustrar a dimensão do risco, ele comparou a demanda atual de 40 GW ao pico de consumo da Espanha, e a previsão de 53 GW ao consumo da Península Ibérica inteira.
A Aneel destaca que o avanço da geração distribuída, feita por consumidores com painéis solares, tem reduzido a previsibilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por equilibrar a produção e o consumo no país. O órgão vem enfrentando dificuldades crescentes para manter o controle do sistema em razão do aumento dessa energia descentralizada.









Comentários