top of page

Aprovado projeto de Manzoni que muda regra do ITBI e reduz custo para contribuintes

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, nesta terça-feira (24), o Projeto de Lei nº 1.593/2025, de autoria do Deputado Thiago Manzoni, que estabelece que o valor da transação, declarado pelo contribuinte, goza da presunção de que é condizente com o valor de mercado. A medida vem para combater a prática corriqueira da administração tributária do Distrito Federal de estabelecer, unilateralmente, o valor do imóvel, cobrando o ITBI sobre um valor maior do que o valor real da transação.

Aprovado projeto de Manzoni que muda regra do ITBI e reduz custo para contribuintes
Foto: Jeremias Alves

De acordo com o projeto, caso haja indícios de que a declaração do contribuinte é falsa, a administração poderá contestar por meio de processo administrativo, conforme estabelece o Código Tributário Nacional. A proposta segue o entendimento firmado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2022. Na ocasião, o Tribunal considerou ilegal a prática de prefeituras utilizarem critérios próprios para definir a base de cálculo do ITBI e afastou a vinculação com o valor venal utilizado para o IPTU.


“O mercado imobiliário é dinâmico, e diversos fatores influenciam os valores das transações. Diante disso, o STJ considerou ilegal a prática de o Poder Público impor um valor arbitrário, razão pela qual a legislação distrital precisa se adequar à decisão da Corte”, justificou Manzoni na exposição de motivos do projeto.

Ao comentar a aprovação, o parlamentar destacou o impacto direto para o contribuinte. “Eu me comprometi com a população do Distrito Federal a trabalhar para diminuir tributo, respeitando o dinheiro do trabalhador. Esse projeto significa um gesto de confiança no cidadão, que vai declarar na escritura o valor real do negócio que celebrou. E isso certamente vai deixar mais dinheiro no bolso da população”, afirmou.


O deputado também lembrou que, em outra iniciativa de seu mandato, a alíquota do ITBI foi reduzida de 3% para 2%, como parte de sua agenda de desoneração fiscal. O projeto agora segue para sanção do governador e, se aprovado, entra em vigor na data da publicação.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • Twitter
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • TikTok
  • YouTube - Círculo Branco
  • Pinterest
  • Flickr
  • LinkedIn

Thiago Manzoni é cristão, conservador e atua como Deputado Distrital na Câmara Legislativa do Distrito Federal defendendo a família, a liberdade, o empreendedorismo e a redução de impostos.

 

https://www.cl.df.gov.br/thiago-manzoni

dep.thiagomanzoni@cl.df.gov.br

61 3348-8082

Informe seus dados e acompanhe várias  novidades.

Preenchendo o formulário você concorda em receber mensagens relacionadas a questões políticas e sociais, mandato eletivo e campanha eleitoral do Thiago Manzoni via email, whatsapp e/ou outras plataformas. Para mais informações, veja nossa política de privacidade.
PL_2023##.png

© 2025 Thiago Manzoni. Todos os direitos reservados.

bottom of page